Princesas Disney: Significados dos Nomes

 Você sabe os significados dos nomes das Princesas da Disney? Se não tem nenhuma ideia sobre o assunto, saiba aqui no Blog Rapidino!

Princesas Disney - Formação Oficial


1- Anna - Frozen
O nome Anna, da corajosa princesa do filme Frozen, tem origem hebraica e significa "cheia de graça" e "abençoada". 

Curiosidades
Ana era o nome da avó de Jesus Cristo, mãe de Maria. Tendo passado boa parte da vida estéril, ela deu à luz a sua única filha. Para demonstrar sua gratidão a Deus, ofereceu Maria, de 3 anos de idade, a seu serviço. Santa Ana é cultuada desde então e festejada no dia 26 de julho.

Família de Nomes
Ana, Anna, Hannah, Anita, Anete, Annete, Anne, Anaís.

2- Ariel - A Pequena Sereia
De origem hebraica, o nome Ariel significa "espírito travesso", que corresponde acertadamente com a personalidade da encantadora sereia. Aventureira e teimosa, a menina constantemente coloca-se em apuros com seus amigos inseparáveis, Linguado e Sebastião. Outro significado do nome Ariel é "Leão de Deus".

Curiosidades
Este nome pode ser utilizado tanto para o masculino quanto para o feminino.
Na Bíblia Cristã é empregado como: 
a) Um dos nomes da cidade de Jerusalém, a cidade santa;
b) Nome de um Anjo da Guarda, que ajuda nos agradecimentos à Deus e na busca de objetos perdidos.

Família de Nomes 
Em versões femininas: Ariela e Arielle.

3- Aurora - A Bela Adormecida
Simples, positivo e forte, de origem latina, o nome da tímida e sofisticada Aurora significa "amanhecer", em espanhol, ou "a que rompe o dia",  
A princesa, que é bem ingênua e adora histórias de amor, desperta de seu sono profundo bem no começo do dia, fazendo jus ao seu nome. 

Curiosidades
Na mitologia romana, Aurora era a deusa do alvorecer. Desta maneira, todas as manhãs, ela anunciava a chegada do Sol, seu irmão, e consequentemente acontecia o recolhimento da Lua, sua irmã. 
Desde a Renascença, é um nome adotado na Europa, principalmente na Inglaterra, na Alemanha e na França.

Veja também:

Família de Nomes 
Aruna: origem sânscrita, antiga língua indiana, na tradição hinduísta é a deusa que personifica o amanhecer, e significa "castanho avermelhado", "aurora", "o nascente", "o nascer do dia", "o começo", "esperança".

4- Bela - A Bela e a Fera
De origem latina, o nome significado do nome da princesa Bela é "bonita", "linda", "encantadora", "casta", "pura", "Deus é juramento", "consagrada a Deus", "formosa". 
No filme, a personagem é inteligente e apaixonada por leitura. A princesa não se preocupa com as aparências e acaba se apaixonado por uma grande Fera.

Curiosidades
Bela é o diminutivo de Isabela.

Família de Nomes
Bella e Belle.

5- Branca de Neve - Branca de Neve e os Sete Anões
Branca significa "tão clara que chega a brilhar". 
Uma história dos irmãos Grimm explica a origem do nome da princesa. Segundo o conto, em um dia de inverno, a rainha estava costurando distraidamente perto de uma janela quando espetou o dedo com a agulha e três gotas de sangue caíram no chão, coberto de neve. O vermelho, por cima do branco, formou um tom tão bonito que a mulher desejou ter uma filha com essas tonalidades. Passado algum tempo, ela teve Branca de Neve, que era de fato bem branquinha como a neve, tinha bochechas e lábios vermelhos como o sangue e cabelos negros como a madeira da moldura da janela. 

Curiosidades
Nome de menina, origem latina, muito usado durante a Idade Média e continua popular ainda hoje. 

Família de Nomes
Bianca, Blanche.

6- Cinderela 
O nome Cinderela vem da palavra francesa cendrillon, que significa "pequenas cinzas". 
Na história, a menina foi apelidada com esse nome pelas suas malvadas irmãs, Griselda e Anastasia, por estar sempre suja de cinzas, fazendo serviços domésticos. Mas a personagem é uma garota forte, independente e extremamente madura. 

7- Elsa - Frozen
Elsa, irmã mais velha da princesa Anna, transforma-se na famosa Rainha da Neve e seu nome significa "a nobre". 
Na animação da Disney, a personagem tem o poder de criar gelo e sofre com medo de colocar a vida do povo de Arendelle em risco. 
Nome de menina, origem germânica

Curiosidades
Nome de menina, origem germânica.
Há quem considere esse nome uma espécie de diminutivo de Elizabeth, de origem hebraica, que significa prometida a Deus.

Família de Nomes
Elza.

8- Jasmine - Aladdin 
O nome da princesa Jasmine vem da palavra árabe yasmin, que designa a flor que nós chamamos de "jasmim". 
No filme, a personagem tem espírito livre e, em muitos momentos, é vista como rebelde, por querer a mesma liberdade que as outras meninas da sua idade têm.

Curiosidades
Nome de menina, origem árabe.
Segundo alguns estudiosos, o nome está associado a mulheres pequenas e delicadas ou, ainda, perfumadas, justamente pela flor jasmim que, para os árabes, é símbolo de delicadeza e feminilidade. 

9- Merida - Valente
"Mulher que alcançou um lugar de honra", esse é o forte significado do nome da princesa Merida, do filme Valente. Ela é uma menina impetuosa, que ao contrário do desejo de sua mãe, não se interessa pelos assuntos da realeza e quer assumir o controle do seu próprio destino. 

10- Mulan
O nome de Mulan significa "florescimento da magnólia", em chinês. 
Na história, ela é uma corajosa jovem chinesa que se passa por um guerreiro no lugar de seu debilitado pai e ajuda o exército imperial a expulsar os invasores. Diferentemente de outras princesas da Disney, Mulan não nasceu na realeza e nem se casou com um príncipe.

11- Pocahontas
Na língua indígena Algonquin, o nome Pocahontas significa "brincalhona". 
A personagem da Disney foi inspirada na lenda de uma índia chamada Matoaka, que se apaixonou e se casou com um homem inglês. No filme, a menina é muito ligada à natureza e aos animais e tem a capacidade de falar com espíritos.  

12- Rapunzel - Enrolados
Rapunzel tem origem incerta, mas alguns linguistas acreditam que o nome vem da palavra "rampion", que é um vegetal comestível muito nutritivo. Segundo um popular conto de fadas adaptado pelos irmãos Grimm, uma gestante teve um grande desejo de comer esse alimento, mas o único lugar no qual ela poderia encontrá-lo seria no pomar de uma bruxa muito malvada. O marido, para satisfazer a vontade da esposa, teria roubado algumas folhas e, como punição, essa bruxa impôs que o casal entregasse sua futura filha para ela, quando a menina completasse 15 anos. O homem estava tão assustado que concordou com a condição. Por isso, a menina acabou aprisionada no alto de uma torre e também foi batizada com o nome da planta.

13- Tiana - A Princesa e o Sapo
De origem grega, Tiana significa "princesa". 
No filme, a personagem é uma garota independente e determinada, que gosta de fazer as coisa à sua maneira. 
Outro significado desse nome é "cristã".

Curiosidades
Nome de menina, origem latina.

Família de Nomes
Cristiana, Cristina, Cristiane.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenhos Colorir Árvores

Fusão Fiat Renault

Dia do Rock

Receita Rápida: Docinho de Leite em Pó

Ricardo Montana: Frases em Apocalipse